domingo, 11 de novembro de 2012

Mensagens!!!!




Podemos acreditar que tudo que a vida nos oferecerá no futuro é repetir o que fizemos ontem e hoje. Mas, se prestarmos atenção, vamos nos dar conta de que nenhum dia é igual a outro. Cada manhã traz uma benção escondida; uma benção que só serve para esse dia e que não se pode guardar nem desaproveitar.
Se não usamos este milagre hoje, ele vai se perder.
Este milagre está nos detalhes do cotidiano; é preciso viver cada minuto porque ali encontramos a saída de nossas confusões, a alegria de nossos bons momentos, a pista correta para a decisão que tomaremos.
Nunca podemos deixar que cada dia pareça igual ao anterior porque todos os dias são diferentes, porque estamos em constante processo de mudança.
Paulo Coelho

Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um “não”. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.


(Dez leis para ser feliz, Editora Sextante, 2003)
Augusto Cury

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Eleições 2012

Nessa eleição não se venda, vote consciente

Está se aproximando as eleições municipais deste ano, que ocorrerá no dia 07 de outubro,portanto é preciso que os órgãos fiscalizadores fiquem atentos, para que não haja compra de votos, com ações que extermine essa forma abominável e criminosa que ocorre cotidianamente em épocas de eleições.
O que nós queremos, é uma eleição limpa, sem compra de voto, e que a classe menos favorecida, não seja coagida pelos coronéis do dinheiro, que só aparecem em épocas de eleições.

Não venda seu voto, seja um cidadão consciente, no dia 07 de outubro deste ano, dê uma lição de cidadania, vote consciente, seja inteligente, pense no futuro de sua cidade.

Faça seu voto valer a pena! Vote Limpo

                         O futuro de nossa cidade está em suas mãos.

O dinheiro é a essência alienada do trabalho e da existência do homem; a essência domina-o e ele adora-a. (Karl Marx).

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

20 DE AGOSTO DE 2012



                 Dia 20 de Agosto - Dia do Maçom
Neste dia façamos reflexões!
Porque é tempo de sonhar!
E, sobretudo de amar.
Buscar ideias novas e navegar nas ondas do sucesso.
Vislumbrar o horizonte compreendendo que caminhos devem ser tratados e percorridos em busca dos sonhos perdidos.
Entender que não basta dizer meu irmão por ser maçom, mas, é preciso conquistar sua alma e o seu coração. 
Visualizar o outro com respeito e dignidade e buscarmos amar uns aos outros sem medo de sermos felizes.
Nos dias mais sombrios buscar ajuda, vivenciando a FRATERNIDADE como limite.
Obedecer às regras, as Leis, os acordos, assimilando uma liberdade plena no entendimento.
Maçom é andar de mãos dadas seguindo a mesma direção com propósitos fixados no comprometimento construtivo.
Errar se possível for, mas não voltar aos mesmos erros, porque assim dará uma prova de ignorância.
Nos segredos construir sonhos que não venham ser transformados em pesadelos.
Não deixar cair no descrédito os castelos dourados fixados na palavra do SIM, do ACEITO, do QUERO, do ASSIM PROMETO. As palavras voam, mas os exemplos ficam e dignifica-nos.
Enfim meus irmão, nosso tempo é deveras grandioso, sejamos todos os gigantes, os arautos do amor, da concórdia e da Liberdade de escolha para servir a esta humanidade tão sedente de Paz e Amor.
                                                    Parabéns pelo Dia do Maçom!!!

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Festa de Aniversário da Loja Maçônica Monte das Oliveiras 163

 No dia 11 de agosto a Loja Maçônica Monte das Oliveiras nº 163 Or.’. de Oliveira dos Brejinhos-Ba completou seu primeiro ano de existência. Para comemorar esta importante data, O Venerável Mestre Erivaldo Teixeira Lobo, Irmãos e suas famílias reuniram-se e convidaram o Venerável Mestre da Loja Rio de Paz e União Or.’. de Rio do Pires,Ir.’. Francisco Brandão Silva para comemorarmos juntos em um Cerimonial de Aniversário.



A Solenidade conduzida pela cunhada Josemilda Brito de Amorim aconteceu no Parque de Exposições Mandacaru e contou com a ilustre presença do Prefeito de Oliveira dos Brejinhos, Sr Silvando Brito Santos e o vice-prefeito Sr Clériston Uaide Reis Guedes Pereira, Presidente da Câmara de Oliveira dos Brejinhos Sr João Andrade Maia, Presidente da Câmara de Rio do Pires Sr Alan Patrick Domingos, Vereadora e cunhada Maria Nilza Mendonça, Vereador Mariozan Pereira da Silva ambos de Rio do Pire além de diversas autoridades civis e maçônicas, a exemplo do Delegado do 28º Distrito Ir.’. Landulfo Alves de Souza; Venerável Mestre do Or.’. de Boquira, Ir.’. João Firmino de Souza, Venerável Mestre Or.’. Macaúbas Ir.’. Orlando Neves Filho, Venerável Mestre Or.’. de Ibotirama Ir.’.José Wilson Dourado S.Filho, Venerável Mestre do Or.’. de Seabra Ir.’. Afonso do Rego Cardoso, Venerável do Honra Ir.’. Sebastião Alves da Costa Neto, Grande Inspetor Litúrgico/5ª-Ba Barreiras Ir.’.Romero Tavares de Amorim e do Sereníssimo Grão Mestre Resp.’.Ir.`. Jair Tércio da Cunha Costa e comitiva da GLEB. Na oportunidade, O Ir.’. Jair Tércio ministrou uma palestra acerca da temática da vida, conhecimento teórico/prático que favoreçam o desenvolvimento, físico, psíquico e moral do Ser Humano.
   Nosso papel é aproximar Seres Humanos que buscam extrair de si mesmo o que há de melhor, considerando a razão de nossa existência. A palestra foi muito oportuna e todos saíram maravilhados. O evento foi de grande proporção e contou com mais de 200 pessoas entre irmãos, cunhadas, sobrinhos e convidados.
Foram Homenageados com Placas Comemorativas o Sereníssimo Grão Mestre Ir,’, Jair Tércio da Cunha Costa e o Sereníssimo Past Mestre Ir.’. Itamar Assis Santos, representado pelo Ir.’. Jair Tércio, além dos  irmãos fundadores da Loja Maçônica Monte das Oliveiras nº 163, de Ibotirama, Paratinga, Boquira, sendo também   homenageados as autoridades civis o Exmº Prefeito de Oliveira dos Brejinhos, o Vice Prefeito, e a Câmara de Vereadores.
A Loja Rio de Paz e União nº 162 do Or.’. de Rio do Pires prestou homenagem a Sereníssimo Grão Mestre Ir,’, Jair Tércio da Cunha Costa e o Sereníssimo Past Mestre Ir.’. Itamar Assis Santos, ao Prefeito e irmão José Ney Nardes aos vereadores daquele município.
O Venerável Mestre Erivaldo Teixeira Lobo, o Secretário Paulo da Silva Ormond e demais obreiros agradecem aqueles que se empenharam na organização do maravilhoso evento, parabenizamos pelos agradáveis momentos que nos proporcionaram.
Após a Solenidade foi servido uma Jantar e em comemoração do Dia dos Pais na Praça João Nery de Santana aconteceu uma Seresta com o Cantor e Ir.’. Reginaldo Bello e cantores locais.
Que o Grande Arquiteto do Universo nos anos vindouros venha fortalecer-nos em união pelo desejo de tornar-nos úteis aos nossos semelhantes. Que sejam para sempre a morada da Paz e da Virtude e que a cadeia de uma amizade perfeita e fraterna seja doravante tão forte entre nós, que NADA POSSA JAMAIS ALTERAR! Assim Seja!


Em breve maisfotos do evento.....

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Solenidade de Aniversário da Loja Maçônica e Seresta na Praça

      O Venerável Mestre da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Monte das Oliveiras nº163 Ir.’. Erivaldo Teixeira Lobo e demais Obreiros, tem a grata satisfação de CONVIDAR os Irmãos ,para uma Sessão Solene de Aniversário juntamente com a Loja de Rio do Pires,  com a participação do Sereníssimo Grão-Mestre da GLEB Resp.’. Ir.’.Jair Tércio Cunha Costa e comitiva e Lojas de outras cidades que será comemorado dia 11 de Agosto às 19:00h no Parque Mandacaru.
Contamos com sua presença 

           <<<<<<SERESTA DOS PAIS PARA RECORDAR>>>> NÃO PERCAM NESTE SÁBADO DIA 11 DE AGOSTO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DOS PAIS UMA SERESTA  NA PRAÇA JOÃO NERY DE SANTANA ,UMA SERESTA  A PARTIDAS 22:30 COM CANTORES LOCAIS E REGIONAIS
VENHA E TRAGA A SUA FAMÍLIA



       



APOIO CULTURAL
LOJA MAÇÔNICA MONTE DAS OLIVEIRAS 163

GLEB



                                                                               AOS PAIS
    De vocês que recebi o dom mais precioso do universo: a vida. Inspiraram-me a certeza de tua presença e a segurança de teus passos guiando os meus. O carinho da tua voz, a esperança do teu sorriso, o conforto de tuas lágrimas, o brilho de teu olhar me fez tão grande quanto o teu amor por mim. Se eu pudesse te fazer eterno... eterno eu te faria. A vocês, pais, não mais que com justiça, dedico esta mensagem.Parabéns

Homenagem da Loja Maçônica Monte das Oliveiras 163



quarta-feira, 25 de julho de 2012

IRMÃO DESAPARECIDO

                                                     DESAPARECIDO

                                              Ir:. CARLOS ROBERTO - DESAPARECIDO

Caríssimos IIr:., Cunhadas e Amigos,
O IR:. CARLOS ROBERTO ESTÁ DESAPARECIDO DESDE TERÇA FEIRA, DIA 19 DE JUNHO de 2012 POR VOLTA DAS 20 HORAS.
Past Master da Loja Fraternidade 100.
SEU CARRO - LOGAN PRATA, PLACA L L N-2 4 6 6 também está desaparecido. 
QUALQUER INFORMAÇÃO ENTRAR EM CONTATO PELO BLOG ou pelo telefone 8228-7055, favor só ligar se dispuser de alguma informação a partir do desaparecimento, pois o telefone está sendo usado na busca de novas informações.
Qualquer novidade informaremos pelo Blog e por e-mail a todos. 
Roguemos cada um em seu credo ao GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO para que nosso querido Ir:. retorne ao seio de sua família BEM E COM SAÚDE!!!
Um TFA:.
Jorge S. de Souza:.
Fraternidade 100
Fonte:
http://lojafraternidadecem.blogspot.com.br/2012/06/ir-carlos-roberto-desaparecido.html

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Homenagem ao Ir.'. Luiz Gonzaga

A Loja Maçônica Monte das Oliveiras 163 presta uma simples homenagem ao saudoso,inesquecível e eterno Irmão  Luiz Gonzaga




13/12/1912, Exu (PE)
02/08/1989, Recife (PE)
[creditofoto]
Luiz Gonzaga do Nascimento era filho de Januário José Santos, lavrador e sanfoneiro, e de Ana Batista de Jesus, agricultora e dona de casa. Nasceu na cidade de Exu, Pernambuco, em 13 de dezembro de 1912. Desde criança se interessou pela sanfona de oito baixos do pai, a quem ajudava tocando zabumba e cantando em festas religiosas, feiras e forrós.
Saiu de casa em 1930 para servir o exército como voluntário, mas já era conhecido como sanfoneiro. Viajou pelo Brasil como corneteiro e, de vez em quando se apresentava em festas, tocando sanfona. Deu baixa em 1939 e foi morar no Rio de Janeiro, levando sua primeira sanfona nova.
Passou a tocar nos mangues, no cais, em bares, nos cabarés da Lapa, além de se apresentar nas ruas, passando o chapéu para recolher dinheiro. Começou a participar de programas de calouros, inicialmente sem êxitos, até que, no programa de Ary Barroso, na Rádio Nacional, solou uma música sua, "Vira e mexe", e ficou em primeiro lugar. A partir de então, começou a participar de vários programas radiofônicos, inclusive gravando discos, como sanfoneiro, para outros artistas, até ser convidado para gravar como solista, em 1941.
  Prosseguiu fazendo programas de rádios, que estavam no auge e tinham artistas contratados. Trabalhou na Rádio Clube do Brasil e na Rádio Tamoio, e prosseguia gravando seus mais de 50 solos de sanfona. Em 1943, já na Rádio Nacional, passou a se vestir como vaqueiro nordestino e começou a parceria com Miguel Lima, que colocou letra em "Vira e mexe", transformando-a em "Chamego", com bastante sucesso. Nessa época, recebeu de Paulo Gracindo o apelido de Lua.


  • Estátua de Luiz Gonzaga em Campina Grande, na Paraíba

Sua parceria com Miguel Lima decolou e várias músicas fizeram sucesso: "Dança, Mariquinha" e "Cortando Pano", "Penerô Xerém" e "Dezessete e Setecentos", agora gravadas pelo sanfoneiro e, também cantor, Luiz Lua Gonzaga. No mesmo ano, tornou-se parceiro do cearense Humberto Teixeira, com quem sedimentou o ritmo do baião, com músicas que tematizavam a cultura e os costumes nordestinos. Seus sucessos eram quase anuais: "Baião" e "Meu Pé de Serra" (1946), "Asa Branca" (1947), "Juazeiro" e "Mangaratiba" (1948) e "Paraíba" e "Baião de Dois" (1950).

  Em 1945, assumiu a paternidade de Gonzaguinha, seu filho com a cantora e dançarina Odaléia. E, em 1948, casou-se com Helena das Neves. Dois anos depois, conheceu Zé Dantas, seu novo parceiro, pois Teixeira cumpria mandato de deputado estadual, afastando-se da música. Já em 1950, fizeram sucesso com "Cintura Fina" e "A Volta da Asa Branca". Nessa década, a música nordestina viveu sua fase áurea e Luiz Gonzaga virou o Rei do Baião.
   Outros ritmos, como a bossa-nova, subiram ao palco, e o Rei do Baião voltou a fazer shows pelo interior, sem perder a popularidade. Zé Dantas faleceu em 1962 e o rei fez parcerias com Hervê Cordovil, João Silva e outros. "Triste Partida" (1964), de Patativa do Assaré, foi também um grande sucesso. Suas músicas começaram a ser regravadas pelos jovens cantores: Geraldo Vandré, Gilberto Gil, Caetano Veloso, que o citavam como uma das influências. Durante os anos 70, fez shows no Teatro Municipal, de São Paulo e no Tereza Raquel, do Rio de Janeiro.
   Nos anos 80, sua carreira tomou novo impulso. Gravou com Raimundo Fagner, Dominguinhos, Elba Ramalho, Milton Nascimento etc. Sua dupla com Gonzaguinha deu certo. Fizeram shows por todo o país com "A Vida de Viajante", passando a ser chamado de Gonzagão. Em 84, recebeu o primeiro disco de ouro com "Danado de Bom". Por esta época apresentou-se duas vezes na Europa; e começaram a surgir os livros sobre o homem simples e, por vezes, até ingênuo, que gravou 56 discos e compôs mais de 500 canções.                              
                                                                  Vida Maçônica


 Em 03 de abril de 1971, o irmão Luiz Gonzaga é iniciado na Maçonaria, na ARLS.'. "Paranapuan" nº 1477, do Grande Oriente do Brasil, Or.'. da Ilha do Governador, do Rito Moderno" ou "Francês". Elevado ao Grau de Companheiro Maçom, em 14 de dezembro de 1972 e Exaltado ao Grau de Mestre Maçom, em 05 de dezembro de 1973. Tendo como seu "padrinho" o irmão Florentino Guimarães, membro do quadro da Loja "Paranapuan".
Na Maçonaria dos Altos Graus ou Filosóficas, foi iniciado no Grau 4, em 29 de agosto de 1984. No Subi .'. Cap.'. "Paranapuan", jurisdicionado ao Supremo Conselho do Brasil para o RFAA.
A música "Acácia Amarela" nasceu em 1981. O irmão Luiz Gonzaga, achando oportuna uma homenagem musical à Maçonaria, elaborou a letra e o tema musical. O irmão Orlando Silveira deu algumas sugestões e harmonizou a melodia. Concluído o trabalho, a gravação foi feita em 1982, e incluída no elenco do CD "Eterno Cantador", da etiqueta "BMGRCA", com arranjo de "Orlando Silveira e execução vocal de Luiz Gonzaga".
O GADU nos seus desígnios, requisitou o irmão Luiz Gonzaga para uma outra missão.
Sofrendo de osteoporose, passou 42 dias internado no "Hospital Santa Joana", na cidade de Recife. Agravados seus males físicos, viajou para o Oriente Eterno na madrugada de 02 de agosto de 1989, com 76 anos de idade, em conseqüência de parada cardíaca por pneumonia.
Sob comovente manifestação popular, seu corpo foi velado na cidade do Recife, e transportado inicialmente para a cidade de Juazeiro do Norte, CE, onde recebeu as bênçãos do Padre Cícero de quem era muito devoto, e daí para sua cidade natal, em Exu, onde foi sepultado.

                   Acácia Amarela - Ir.'. Luiz Gonzaga



Acácia Amarela
Acacia xanthophloea [Científico] Njerenjere [Sena]
Descrição
As Acácias Amarelas são membros da família das Acácias e podem encontrar-se perto de fontes permanentes de água, tais como rios, pântanos e poças. Esta árvore decídua é facilmente reconhecível pela sua casca única de cor de amarela-esverdeada e apresenta uma textura poeirenta, suave e escamosa. Os elefantes são conhecidos por despirem estas árvores ao roçarem nelas com a sua parte traseira.

De Agosto a Novembro, nascem nas FTT botões de flores pequenos, amarelos e docemente perfumados. As suas vagens são de cor castanha clara, leves, hirtas e aos pares. A altura das árvores varia grandemente, dependendo do curso de água, mas normalmente medem entre 10 e 25 metros de altura. As raízes das Acácias Amarelas fixam nitrogénio no solo em baixo. A própria árvore enriquece o solo ao seu redor, cobrindo-o de folhas todos os anos. As Acácias Amarelas não proporcionam muita sombra, daí outras plantas poderem crescer em baixo delas. São umas das árvores favoritas dos pássaros para construírem os seus ninhos.
As FTT vão buscar o seu nome aos agricultores pioneiros vindos da Europa para África, os quais acreditavam que as Acácias Amarelas contribuíam para a febre associada à malária. No entanto, a sua única conexão com a malária está no facto dos mosquitos se reproduzirem na água (ou perto dela) das zonas pantanosas que perfazem o habitat das Acácias Amarelas.
A Acácia Amarela tem vindo a ser usada para vários fins medicinais. As suas folhas são usadas para fazer chá para tratar a tosse e a bronquite. As vagens são usadas para tratar a febre e problemas dos olhos. A sua madeira é muito útil pois é pesada e dura.
Como ver
A Acácia Amarela é muito comum ao longo de cursos de água e poças no Parque Nacional da Gorongosa. Quando fizer o percurso da rede de safari, avistá-las-á provavelmente ao aproximar-se de cursos de água. Nas estradas #4 e #11, verá que as FTT perfazem a maior parte da linha de árvores ao longo das planícies alagadas do Lago Urema.

África: ComumMoçambique: ComumGorongosa: Comum
Conservação
As Acácias Amarelas e outras espécies de floresta puderam instalar-se nas planícies alagadas do Parque porque preferem áreas humidas e porque há, na actualidade, muitos menos herbívoros no Parque do que antes da guerra. Se não houverem animais suficientes para comer a vegetação, estas espécies podem então sobreviver em áreas novas. O habitat de terras de pasto pode vir a transformar-se em floresta em virtude deste desequilíbrio do ecossistema. Tal teria implicações em termos de conservação para outras espécies que vivem do pasto de erva. Mas o número de herbívoros no Parque está agora a aumentar e tal deverá restaurar o equilíbrio das terras de pasto e florestas do Parque Nacional da Gorongosa.

domingo, 8 de julho de 2012

Iniciação no 28º Distrito- Or.'. de Rio do Pires


 Sessão Magna de Iniciação - RIO DE PAZ EUNIÃO 163 OR.'. DE RIO DO PIRES-BA JURISCIONADA A GLEB

Dia  10/06/2012, as 20:00, em nosso Templo da ARLS Rio de paz e União nº162 aconteceu  uma Sessão Magna de Iniciação de 03 candidatos.  Este é um momento muito especial para a Maçonaria, desta forma, necessitamos das presenças dos AAmad.'. IIr.'. para recebe-los com alegria e fervor no seio de nossa Ordem.

O V.'.M.'. Ir.'. Francisco Brandão Silva e os Obreiros da A.'.R.'.L.'.S.'. Rio de  Paz e União contu com a presença e a colaboração de todos os Irmaõs da Loja e dos IIr.'. visitantes de outros Orientes.(Brumado, Boquira,Macaubas, Oliveira dos Brejinhos) e a também Presença do M.'.I.'. Ir.'. Landulfo Souza












                         Os Novos Obreiros da Loja Rio de Paz e União Or.'. de Rio do Pires-Ba
                                        Venerável Mestre Ir.'. Francisco B.Silva  e irmãos

Loja Maçônica Monte das Oliveiras Comemora 1 ano de Fundação


ARLS Monte das OLiveiras nº163 do Oriente de Oliveira dos Brejinhos-Ba , Jurisdicionada a Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia, comemora nesta data 01/08/2012 o seu 1º aniversário. Atualmente, a Loja é composta de 19 obreiros, todos sintonizados em harmonia e com o mesmo ideal maçônico, Tornar cada um de seus membros um Templo Sagrado, para que sejamos vistos como exemplos vivos para os nossos familiares e principalmente, para os observadores externos. Buscando sempre a sabedoria, aprimoramento moral e intelectual e a promoção do bem estar social entre os irmãos, seus familiares e a sociedade.

A Loja Monte das Oliveiras 163 destaca-se pela simplicidade, pela rotatividade dos cargos exercidos em loja e pelo fato de ter adotado uma política democrática e participativa entre os obreiros, onde todos participam ativamente da vida da loja, qualquer irmão tem o direito de se manifestar acerca dos assuntos colocados em discussão, sem o menor constrangimento ou cerceamento do direito de livre expressão, predominando-se na atual administração da loja uma verdadeira união entre seus membros, onde os temas pertinentes são amplamente discutidos e levados à votação de maneira transparente e democrática, fazendo com que o resultado final, independente do placar, seja sempre soberano.